Este texto é parte integrante do Blog "a luz dA Luz"

 

Clique e faça uma visita, para ler sobre outros assuntos ligados ao espiritualismo e evolução.

 

 

 

Porque a Inteligência Espiritual é a mais importante?

De: Maryse Carneiro

 

Durante muitos anos, estudiosos mediam a inteligência pela capacidade de raciocínio lógico, denominado de QI (Quociente de Inteligência). Testes foram criados para classificar em graus, indicando habilidades e, supostamente, prenúncio de sucesso.

 

Na década de 90, Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, confirmou um outro tipo de inteligência, a emocional, chamada de QE (Quociente Emocional) e considerou-a como pré-requisito para o bom funcionamento do QI. Considerou que, se lesionadas as áreas cerebrais com as quais sentimos, seríamos menos eficientes quanto ao raciocínio.

 

Para muitos questionadores, porém, ainda ficava uma lacuna nas explicações da psicologia humana.

No ano 2000, a ciência comprovou um outro tipo de inteligência - a espiritual. Segundo Danah Zohar e Ian Marshall, autores do livro *QS - O "Q" que faz a diferença:

 

"Inteligência Espiritual é a capacidade humana de emitir julgamentos com base em princípios morais, o principal fator para nos diferenciar de computadores que, de certa forma, possuem QI e de alguns primatas, capazes de sentir emoção."

 

*QS = Quociente Espiritual

 

O QS integra todas as nossas inteligências e nos tornam criaturas plenamente intelectuais, emocionais e espirituais, que somos ou aspiramos ser, e constata que esta é a mais importante de todas, porque é a responsável pelo significado da nossa existência, propulsora de nossos ideais, propósitos e objetivos.

 

Agindo como farol e bússola, o QS ilumina e orienta. Dá suporte, equilíbrio, estímulo e enriquece as nossas vidas. É um tipo de inteligência com a qual solucionamos problemas no sentido de valor, ampliando o contexto de nossas vidas e fundamentando o funcionamento eficaz do QI e do QE.

 

Espírito

Os dicionários definem espírito como "o princípio animador ou vital, o que dá vida ao organismo físico". Somos, portanto, essencialmente seres espirituais. Usamos o QS pra agir em questões acerca do bem e do mal e imaginar possibilidades - sonhar e aspirar.

 

Alguns autores falam de outros tipos de inteligência - a musical, a espacial, a esportiva, além da racional e da emocional, mas estas estão ligadas a um dos três sistemas neurais do cérebro e são, na verdade, variações do QI, do QE, e do QS.

 

 

Texto de Maryse Carneiro

 

Curta a fanpage “a luz dA Luz” no Facebook e tenha acesso a mais orações e informações sobre Espiritualidade. Clique aqui!

 

 

 

 

Visite o Blog  “a luz dA Luz”

 

 

a luz dA Luz

no Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_